Fale com a gente: (11) 92000-5090
07 dicas de segurança pessoal
1. Como se proteger ao chegar em casa? O carro deve entrar na garagem ou estacionar na rua?
Neste caso é importante fazer uma observação da área, tentar chegar antes de escurecer e nos horários de movimento da rua.
Dependendo da região que se mora, pode-se também avisar alguém antes da chegada para esperar e acompanhá-lo ou supervisionar sua entrada. Se notar algo estranho ou que está sendo seguido, não entre; vá em frente e avise um conhecido pelo celular.
É melhor entrar na garagem do que estacionar próximo ao meio-fio, mas você deve primeiro verificar a área e, caso vejam movimentos suspeitos, continuar a circular e avisar os seguranças ou policiais. Além disso, abra a garagem remotamente antes da chegada e sem perder de vista os arredores, e feche-a imediatamente após a chegada. Só então, desça.
2. Os vidros coloridos reduzem o risco de roubo? O que fazer se for interceptado enquanto dirige?
O uso de vidros coloridos é proibido pela lei de trânsito. No entanto, embora impeçam o criminoso de ver o que encontrará no interior do veículo, não reduzem necessariamente a possibilidade de roubo e não permitem que as testemunhas identifiquem qualquer situação anormal dentro do veículo.
3. É conveniente alterar as rotas nas atividades diárias?
Mudar as rotinas é um dos princípios mais importantes de segurança individual que deve ser seguido. Precisamente, uma das chaves para a prevenção pessoal é não se tornar previsível nos movimentos diários.
Deve-se ter em mente que os criminosos geralmente realizam tarefas de inteligência na área ou bairro em que pretendem cometer seus crimes, de forma que movimentos repetitivos de pessoas lhes deem a chance de identificar uma vítima. Ao variar as rotas e os tempos de viagem, é possível cortar rotinas e desorientar o infrator que pode estar escondido na vizinhança.
4. Quais cuidados devem ser tomados no transporte público?
Use paradas bem iluminadas e bem movimentadas. Não se distraia e evite adormecer. Deve sempre escolher um local que lhe permita estar com as costas protegidas e poder ver os movimentos das pessoas.
Conforme você sobe ou desce, observe se alguém está seguindo você. Armazene objetos de valor em bolsos internos; se você carrega uma bolsa ou mochila, pressione-a com um braço contra o peito.
Ao embarcar em um táxi em vias públicas, verifique se o banco dianteiro direito está empurrado para a frente e se as portas dianteiras direita e traseira esquerda estão trancadas.
5. É bom treinar animais para defesa? Que elementos de autodefesa adotar?
É sempre útil treinar animais para a defesa de pessoas e bens, mas deve-se ter especial cuidado e tomar as devidas precauções para que inocentes e crianças não sejam feridos.
Um cão pode ser uma “arma”, mas nem qualquer cão ou raça pode ser usado para defesa. Quanto à autoproteção, é necessário verificar previamente quais elementos não são proibidos por lei;
A referência é dada pela lista de produtos à venda ao público em lojas especializadas, como arsenais ou lojas de caça e pesca. Mas é aconselhável adotar alguns elementos e saber usá-los para que não se voltem contra (por exemplo, spray de pimenta, bastão ou bastão retrátil, choque).
6. Quais os meios de prevenção e / ou alerta que deve haver em uma residência particular?
Os meios de prevenção são diversos, tanto físicos como tecnológicos e processuais pessoais e familiares.
Recomendam-se alarmes comunicados às empresas de vigilância nas vedações perimetrais e em todas as aberturas por onde uma pessoa pode entrar (janelas dos quartos, faixas da casa de banho e da cozinha); também, paredes de altura adequada eventualmente cobertas com pontas de ferro.
Além disso, recomenda-se a instalação de fechaduras, portas blindadas com olho mágico, visor ou sistema de circuito fechado de TV. É conveniente ter uma boa iluminação na porta.
7. Como você deve proceder com um telefonema estranho?
Recomenda-se não atender chamadas de números não identificados. Entendendo que se trata de uma chamada de extorsão, a comunicação deve ser cortada imediatamente.
Devem ser feitas tentativas para minar a confiança do extorsionário. Nenhuma informação pessoal deve ser divulgada em nenhuma circunstância.
O que oferecemos
Soluções precisas para empresas, condomínios e residências.